Bebidas alcoólicas - engenharia de alimentos
História das bebidas alcoólicas
Tipos de bebidas alcoólicas
Fermentadas
Destiladas
Malte da cevada
Diluição em líquidos
Fluxograma da obtenção de cerveja
Moinho
Filtro
Tanque depósito
Pesagem
Fermentador
Leveduras
Dorna do mosto T: 75° C
Cozinhador
Lúpulo
Destilaria de conhaque
EXEMPLOS DE BEBIDAS DESTILADAS
Whisky O mais nobre dos destilados vem da Escócia e é produzido com grãos como a cevada e o milho. As regras para a destilação do Whisky são bastante rigorosas. Eles se dividem em quatro tipos: o Single Malt, o Vatted, o Grain e o Blended. Este último é o mais consumido no mundo, segundo a Associação Brasileira de Colecionadores de Whiskys. Nos Estados Unidos é produzido o tipo Bourbon, feito essencialmente de milho.
Vodka A bebida mais consumida no mundo foi promovida pelos russos, mas sua origem é disputada com a Polônia. Os historiadores concordam apenas que a bebida surgiu no século 14, em algum lugar do Leste Europeu. Destilada de cereais como centeio ou até de tubérculos como a batata e a beterraba, a Vodka é processada pela tridestilação. Algumas já são destiladas cinco vezes, o que confere à bebida uma maciez maior, impedindo de queimar na boca. A novidade do mercado são as francesas, feitas à base de uvas, dando um aroma diferente à bebida. As flavorizadas, no entanto, são carros-chefe nas vendas da Vodka. Aromatizadas com frutas, são próprias para o preparo de drinques ou podem ser consumidas puras com gelo. A Vodka preta, adicionada de uma erva asiática chamada Catechu – que só lhe confere coloração, sem alterar o sabor – é um incremento a mais em drinques especiais.
Gim Uma infusão de ervas, frutas e até pimenta, em que prevalece o zimbro, o gim foi difundido na Europa por um médico holandês que criou a mistura, procurando a fórmula para um medicamento diurético. A bebida foi patenteada pelo governo inglês e tem paladar bastante perfumado. Devido aos