bebida lactea
A bebida láctea é um produto que vem conquistando a cada dia seu espaço no gosto do consumidor. Este produto é rico em nutrientes, sendo assim, é ótimo na dieta alimentar. Sua produção no Brasil vem crescendo, mas ainda é muito pouca em comparação aos países da Europa, os Estados Unidos, a Austrália e a Nova Zelândia. A Produção de Bebidas Lácteas é necessária não só para reaproveitar o soro na indústria alimentícia, mas também para preservar o meio ambiente.
Devido à grande falta de conhecimento sobre a Bebida Láctea, temos como principais objetivos diferenciar a bebida láctea do iogurte, esclarecer o que é o soro, apresentar as classificações da bebida láctea e explicar a diferença entre Bebida Láctea Fermentada e Bebida Láctea Não Fermentada através do processamento de cada uma delas.
Bebida Láctea
Definição:
Segundo a Instrução Normativa nº 16, de 23 de agosto de 2005, que aprova o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Bebida Láctea, define Bebida Láctea como: produto lácteo resultante da mistura de leite e soro de leite adicionado ou não de substâncias alimentícias, leite fermentado, fermento lácteo, preparado de frutas, e outros produtos. O soro de leite deve representar pelo menos 51% do total de ingredientes, visando que este é a base da bebida láctea.
O Soro: o que é, e qual sua importância.
O soro é um líquido de cor amarelo-esverdeado que tem sabor doce ou ácido, dependendo do processamento do queijo ao qual foi obtido. Este produto tem sua importância relacionada à rica quantidade de nutrientes que o compõe (água, sais minerais, proteínas, gordura, lactose). A utilização do soro nas indústrias alimentícias é de grande importância, pois este produto já foi o causador de muitos problemas ao meio ambiente. Sem alternativas viáveis à quantidade imensa de soro produzido, os laticínios descartavam este produto em