bebida lactea
Caroline Guedin¹, Caroline Pereira², Diokely Borges³
¹,²,³UniversidadeEstadual de Ponta Grossa
RESUMO
A bebida láctea é um produto derivado do leite, que apresenta vantagens na fabricação, devido a utilização desse subproduto, onde gerava problemas ambientais, passando gerar lucro para empresa. Nesse trabalho trabalho têm por objetivo falar sobre a definição, processamentos da bebida láctea.
Palavras chaves: bebida lácteas, processamento
1. INTRODUÇÃO
A bebida láctea é um produto derivado do leite, que pode conter na sua formulação vários ingredientes os mais utilizados são o soro da fabricação de queijo, suco de frutas, polpa de frutas, corante, aroma, iogurte, açúcar, estabilizante. E uma das grandes vantagens da fabricação da bebida láctea é que o produtor pode utilizar grande parte do soro da fabricação do queijo ou do leitelho da fabricação da manteiga de sua própria produção, esses resíduos que não podem ser descartados, sem tratamentos adequados por causa do alto poder de poluição passam a gerar lucro e estabilidade econômica do laticínios por a produção de outros produtos.
2. OBJETIVO
Nesse trabalho têm por objetivo falar sobre a definição, propriedades, processamentos e fluxograma de bebida láctea.
3. DESENVOLVIMENTO
3.1 DESCRIÇÃO
3.1.1 Definição
Entende-se por Bebida Láctea o produto obtido a partir de leite ou leite reconstituído e/ou derivados de leite, reconstituídos ou não, fermentado ou não, com ou sem adição de outros ingredientes, onde a base láctea represente pelo menos 51% (cinqüenta e um por cento) massa/massa (m/m) do total de ingredientes do produto.[1]
3.1.2 Classificação
3.1.2.1 Bebida láctea fermentada
É o produto descrito no item 2.1, fermentado mediante a ação de cultivo de microrganismos específicos, e/ou adicionado de leite fermentado e/ou outros produtos lácteos fermentados, e que não poderá ser submetido a tratamento térmico após a fermentação.