Beatles e psicologia
O nosso trabalho diz respeito a uma banda britanica formada na cidade de Liverpool (Inglaterra), em 1956. Faziam parte deste grupo os seguintes músicos: John Lennon (vocalista, guitarrista e compositor), George Harrison (guitarrista e vocalista), Paul Mc Cartney (baixista, compositor e vocal) e Ringo Star (baterista). O nome inicial da banda era Silver Beetles, fazendo uma referencia a besouros. Porem, por sugestão de John Lennon, a banda passou a se chamar The Beatles, pois a palavra inglesa “beat” significa rítmo ou batida.
Objectivos
O objectivo desse trabalho é mostrar detalhes sobre o historial da banda Britanica The Beatles, relacionando com um pouco da infancia de cada um, prolongando para as sua juventude e do tipo de personalidade, ainda as suas principais obras e até onde essas musicas ajudavam no ponto de vista psicologico na reflexão das pessoas, um dos pontos mais importantes é o seu legado e que importancia tem para nós hoje em dia.
E quais os seus reais contributos para cada um de nós como estudante de Psicologia isso veremos agora com o trabalho!
Marco Historico e Social
Nos pretende-mos mostrar nas páginas seguintes que existia uma influência da banda na sociedade.Perceber as influências históricas/conjunturais na carreira dos Beatles é historicizar os campos que os projectaram como banda, e, mais ainda, como um dos conjuntos mais importantes da cultura pop de todos os tempos. Se por um lado temos os talentos individuais, de outro encontramos as forças sociais que os modelaram. Se podemos atribuir a criação de Help! e Yellow Submarine, não podemos nos esquecer do contexto político, econômico, social e cultural do final da década de 50 e de toda a década de 60 como influência.
Um recorte é necessário, até mesmo porque nem todos os acontecimentos históricos da época são aparentes o suficiente para se tecer uma análise. De todo jeito, recortar é focar a atenção em temas que são mais relevantes e mais interessantes para a nossa