Breve biografia de Timothy Leary
Timothy Francis Leary, Ph.D. nascido no dia 22 de outubro de 1920 em Springfield, Massachusetts foi um notório professor professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, libertário, futurista e ícone do hedonismo. Foi também defensor do uso do Ácido Lisérgico (LSD) e Psilocibina em para fins psiquiátricos.
No ano de 1940, Timothy, por pressão familiar, se juntou à Academia Militar dos Estados Unidos como cadete, mas após violar diversas vezes o código de honra, foi julgado e deixou o serviço militar. Após 50 anos, disse que este foi o único julgamento justo de sua vida.
Após deixar o exército, desenvolveu interesse por Psicologia e Biologia e graduou-se em psicologia pela B.A, a Universidade do Alabama no ano de 1943. Tornou-se mestre pela Washington State University no ano de 1946 e, em 1950, Ph.D. pela Universidade da Califórnia, Berkeley.
Foi diretor de pesquisas psiquiátricas da Fundação Kaiser, entre 1955 e 58 e professor de Harvard entre 1959 e 1963. Em Harvard, Tim e o professor Richard Alpert (que mais tarde mudaria seu nome para Baba Ram Dass), deram seqüência às pesquisas sobre o alcance de um nível superior de consciência por meio das drogas psicodélicas, o que deixou muitos dos outros professores intranqüilos por verem drogas serem administradas aos estudantes, e exigiam que houvesse maior supervisão em seus experimentos. O Departamento de Narcóticos e a CIA começaram investigações sobre as atividades. A Igreja também não era favorável a qualquer tipo de droga que ‘’abrisse a mente’’, pois isso levaria inevitavelmente a realidades múltiplas, conduzindo a uma visão politeísta do universo, comprometendo seriamente a idéia cristã de compromisso a um único Deus e religião. Rapidamente, Tim e Alpert foram convidados a deixar seus cargos em Harvard.
Após o episódio, Leary continuou suas pesquisas com quaisquer interessados, e ganhou grande fama e notoriedade por seu contato com celebridades como John Lennon, por