bbbbbb
A estatística ocupa um espaço cada vez maior em nosso cotidiano, espalhando-se pelos mais variados campos da ciência, sociedade e educação.
Especialmente na Pedagogia, a estatística surge como potente recurso para a preparação, coleta, descrição de dados, bem como meio de diagnóstico e elaboração de soluções.
No mundo moderno repleto de informações, a estatística se destaca no auxílio à interpretação e análise de dados. Porém, a maioria das pessoas que tem contato com dados estatísticos, não consegue vislumbrar que a estatística é mais do que um simples meio de coleta e descrição de dados, pois desconhece o aspecto conclusivo e inferencial do método estatístico.
O método estatístico, além da coleta, organização e descrição de dados, envolve a análise e interpretação de tais dados, bem como a tomada de decisões e a elaboração de soluções.
O método estatístico é composto por estatística descritiva, que abrange as fases de coleta, organização e descrição de dados extraídos de uma amostra, e estatística indutiva que envolve as fases de tomada de decisões, conclusão e elaboração de soluções sobre certa população.
Amostra é uma parte do todo efetivamente estudado no método estatístico e população é todo o universo em estudo.
Os dados coletados da amostra são armazenados em variáveis do tipo nome, altura, peso, idade, para posterior descrição, interpretação e análise.
Variável é, convencionalmente, definida como o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno.
Variáveis qualitativas são aquelas que podem ser expressas em atributos.
As variáveis quantitativas admitem apenas valores expressos em números.
Em regra geral, podemos afirmar que as medições dão origem às variáveis contínuas, enquanto que as contagens ou enumerações originam variáveis discretas. UNIMES VIRTUAL
24
ESTUDOS ESTATÍSTICOS E EDUCAÇÃO
Indicação de leitura
TANAKA, Osvaldo. Estatística - Conceitos Básicos. RJ. Editora Impetus,
2004.
CRESPO, Antonio