BAUHAUS
Os movimentos notáveis da arquitetura sempre começaram nas Universidades. Face a um novo paradigma que enfrentamos actualmente apresentamos um novo infográfico onde poderá recordar a história da grande escola europeia pioneira da Arquitetura Moderna, a Bauhaus inaugurada em 1919, iniciando o lema “Forma segue a Função”.
Bauhaus foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha.
A partir de um projeto que intencionava a criação de uma escola que combinasse arquitetura, artesanato e uma academia de artes, o arquitetoWalter Gropius (1883-1969) fundou, na cidade independente de Weimar em Abril de 1919, o que viria uma das maiores influências e expressões do design Moderno.
Com o fim da Primeira Guerra Mundial, umarenovação da história, inclusive da história da arte, e sua expressão diante da produção industrial foi percebida. Essa nova era exigiria umnovo estilo arquitetônico e uma nova maneira de se conceber os artefatos de consumo.
Walter Gropius, alemão nascido em Berlim, fundou com o apoio de colegas arquitetos e artistas de vanguarda, o que se achava incoerente dentro do campo das artes.Praticamente transformando a antiga escola que dirigia, a Escola de Artes Aplicadas de Weimar , ele tentou integrar as artes aplicadas e o artesanato ás Belas Artes, consideradas superiores. Inspirado em tentativas como o Arts & Crafts e o Art Nouveau, a ideia de desfazer o conflito Artes Aplicadas x Belas Artes, originou o conceito moderno de Design.
O que era produzido e estudado na Bauhaus, influenciou a estética moderna, funcionalista, e consequentemente, o que é ensinado hoje em dia nas escolas de design mundo a fora.Foi na Bauhaus que se idealizou o designer não só como o projetista, mas o responsável pelo projeto em todas as escalas humanas (sociais, culturais, antropológicas, estéticas). O designer precisava ter noção de como aquele objeto