bauhaus
PENSAMENTO
O objectivo de Gropius era acabar com as divisões entre as belas - artes e a arte utilitária, de modo a estabelecer as ligações mais directas entre a arte, a sociedade e a indústria – “O designer deve dar alma aos produtos mortos feitos por uma máquina”, afirmou.
DESIGNS PRÁTICOS PARA
QUOTIDIANAO
A Bahaus foi a percursora da ideia de que a forma devia obedecer à função – a aparência de um objecto ou de um edifício devia ser determinada pelo fim a que se destina.
As formas foram simplificadas e a decoração era evitada, como é disso exemplo esta cadeira Modelo B3, criada em 1925 pelo designer húngaro Marcel
Breuer(1902-81)
Marcel Breuer (Wassily-armchair-192579x70x72)
OS MELHORES
PROFESSORES
Gropius recrutou alguns dos melhores artista avant-garde da sua época para darem aulas na Bauhaus, entre eles o americano Lyonel Feininger(1871-1956), o russo Vasily Kandinsky ( 1866-1944), o alemão-suíço Paul Klee (1879-1940) e o húngaro Lázló Moholy-Nagy (1895-1946).
Ideais semelhantes aos de Bauhaus eram partilhados pelo movimento holandês De
Stijl e pelos construtivistas russos.
Estas três correntes acreditavam na pureza e na harmonia da arte abstracta, assim como na importância de construir uma Europa forte e renovada no pósguerra.
O Peixe Dourado
Paul Klee, 1921
Klee foi um dos mais famosos professores da Bauhaus, onde dava uma aula de introdução ao design, assim como atelieres de vitrais e tecelagem.
Descreveu a sua arte como sendo “um traçar uma linha para caminhar, e a sua pintura estava cheia de fantasia e símbolos e escritos infantis – que reflectiam o valor que dava à frescura da infância e à sua “capacidade de ver”, assim como o seu fascínio pelo estudo científico da natureza e do universo.
HISTÓRIA EM
MOVIMENTO Weimar
Os ideais vanguardistas da Bauhaus orientavam-na em termos políticos para a esquerda, o que talvez tenha feito com que a história da escola tivesse sido bastante atribulada. Apesar de ter