Bauhaus
A Cadeira Barcelona foi projetada por Mies Van der Rohe e apresentada no Pavilhão Alemão para a Feira Internacional de Barcelona em 1929. Até hoje, uma das cadeiras mais apreciadas por designers de produto, ela é composta pelas duas peças (encosto e apoio para pés).Feita em metal cromado e couro, com estruturas leves. A Cadeira Barcelona faz parte de um projeto completo de design de interior, composta por mesas, bancos e outros mobiliários. Mies foi um dos pioneiros no desenho de móveis com estrutura de aço tubular, permitindo a produção em escala industrial, um dos preceitos da Bauhaus, seu estilo de arquitetura era bem “limpo”,pois preferia atenção aos detalhes.Mies era arquiteto e co-fundador da escola Bauhaus, onde lecionava na ocasião.
Marianne Brandt foi uma das poucas mulheres que conseguiram produzir na Bauhaus,ela entrou na escola em 1924,onde fez experiências com o metal e criou objetos de utilidade domestica,como cinzeiros,luminárias,jogos de chá e café que lhe deu notoriedade e reconhecimento de todos os mestres da Bauhaus,foi chefe da oficina de metais,Um dos objetos que criou foi uma chaleira que se tornou símbolo da escola,que foi inspirado a partir de formas elementares.
Objetos Contemporâneos
Referência na produção de acessórios para banheiro em resina de poliéster, o artista plástico e designer Rubens Szpilman demonstra seu talento num outro nicho da decoração, com o lançamento de uma linha de móveis. Uma banqueta, com estrutura em madeira maciça certificada Lyptus, e tampo em resina de poliéster foi o ponto de partida e inspiração para a Linha Dulcora. O nome, dado por Túlio Mariante, remete às saudosas balas coloridas que ainda estão no imaginário de quem viveu as décadas de 70 e 80. Poltrona Balão é tradicional no Nordeste, inspirado no São João a partir dos traços do objeto homônimo, que tinha como tradição avisar as pessoas que os