BAUHAUS
Linhas simples e formas retas definem um pouco este estilo. Bauhaus é um movimento profissional de design e arquitetura iniciado na Alemanha, no século 20. O movimento tem a finalidade de usar poucos materiais em sua concepção, com base na filosofia “forma segue a função”, ou seja, nada de usar objetos que sejam apenas decorativos. Os móveis criados de acordo com o conceito devem seguir alguns estilos como a praticidade, ser bonito, barato e de longa duração.
Segundo a designer de interior Magaly Demarqui, “o concreto armado, o vidro e o aço, são os principais materiais que definem o conceito Bauhaus” afirma. “A Bauhaus desenvolveu um tipo de design, conforme o Movimento Moderno, que incorporava estes ‘novos materiais’ evitando o ornamento e dando expressão estética ao modo de produção industrial dos objetos”, explica.
Outros materiais fazem parte deste conceito como plástico, couro e madeira. As cores deste estilo são preto, cinza, branco e marrom. O mobiliário é simplista nas formas e nuances, mas agregado a um ambiente decorado fica muito elegante, como diz a designer “o estilo Bauhaus é simples nas formas e nos materiais além de formal porque atende a funcionalidade. A decoração, por consequência, será elegantemente estilosa e limpa, onde o menos é mais”.
DESIGN BRASILEIRO Os designers mais famosos do Brasil e do mundo, os irmãos Campana (Humberto e Fernando Campana), utilizam em suas criações algumas formas do estilo Bauhaus, principalmente nas poltronas. De acordo com Magaly, a poltrona Barcelona, do arquiteto Ludwig Mies van der Rohe, construída em barras de ferro cromado, e a cadeira Wassily, do arquiteto e designer Marcel Breuer, são os ícones deste movimento. Irmãos Campana Escola Bauhaus