IVANA CLARA
MOMENTÂNEAMENTE
AGRESSIVO
IVANA CLARA CARDOSO
ROCHA
INTRODUÇÃO
O comportamento humano pode ser modificado constantemente, a cada experiência sua personalidade vai se tornando mais complexa. Cada situação vivida, seja ela positiva ou negativa, deixa uma marca em sua psique e isso vai moldando sua forma de ser e a maneira como você reagirá diante das próximas situações.
Este trabalho tem por objetivo analisar o perfil psicológico de uma pessoa aparentemente normal sendo capaz de produzir um comportamento momentaneamente agressivo mediante a traição do seu parceiro e que seus atos podem são indubitavelmente perigoso para a sociedade.
COMPORTAMENTO
HUMANO
O comportamento humano é a maneira de se comportar (reagir, portar-se). Trata-se da forma de proceder das pessoas ou dos organismos perante os estímulos e em relação ao entorno. As pessoas, quando se encontram numa determinada situação extrema de condição emocional, a percepção tende a variar de acordo com experiências por elas vivenciadas. Pode-se dizer assim, que os processos mentais, memória e outros aspectos podem influenciar a interpretação dos dados percebidos.
COMPORTAMENTO
AGRESSIVO
Segundo
Bandura,
o comportamento agressivo é aprendido pela observação e imitação de modelos. As crianças, por exemplo, no processo de socialização irão imitar os pais, professores, grupo de pares, até mesmo os comportamentos agressivos (aprendizagem social).
O PERFIL PSICÓLOGICO
DO AGRESSOR
Não há um perfil definido do agressor.
Contudo, em público podem parecer amigáveis com o/a parceiro/a e família, perpetuando as ameaças e agressões exclusivamente na esfera privada. No entanto, podem existir nestes agressores algumas características comuns, nomeadamente casados, entre os 25 e os 45 anos, ciumentos, com baixa autoestima, usam armas e consomem álcool ou outras substâncias ilícitas.
VIOLÊNCIA X TRAIÇÃO
O termo “violência” pode ser definido como o uso intencional da força física ou poder, ameaça ou real,