Projeto Alimenta O
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
ACADÊMICAS: BRUNA BRENDLER, FERNANDA BARROS, FERNANDA TOMAZI
POROFESSORA: ELISABETH MARIA FOSCHIEIRA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS II
1. TEMA
Alimentação
2. PROBLEMA
É possível introduzir alimentação saudável em escolas de educação infantil?
3. OBJETIVO GERAL
Avaliar o cardápio que uma determinada escola de educação infantil fornece aos seus alunos, e se o mesmo pode ser considerado saudável.
4. JUSTIFICATIVA
O que percebemos nas refeições de hoje é que, talvez pela correria do dia a dia, as pessoas comem qualquer coisa ao invés de se alimentarem com uma dieta variada. Esta prática dos adultos acaba influenciando e contagiando as crianças ainda muito pequenas, vulneráveis a estímulos e reflexos dos mais velhos. O renomado médico ortomolecular canadense Dr Abram Hoofer, recomenda que seus pacientes voltem a se alimentar como seus avós faziam, com alimentos de verdade, plantados, cultivados e colhidos, e não, produtos industrializados que possuem aparência de alimentos. O estímulo ao consumo da alimentação balanceada é uma temática fundamental que implicará na prática alimentar saudável do indivíduo adulto.
5. METODOLOGIA
A coleta de dados será feita por meio de visita em uma determinada escola de educação infantil. O grupo de estudos vai fazer o reconhecimento do cardápio sugerido pela coordenação e, durante uma semana participará do horário do lanche de uma turma de crianças de 3 a 4 anos, vamos apenas observar e analisar se os alimentos são fornecidos nas refeições de acordo com o que são propostos nos cardápios informativos enviados aos pais dos alunos semanalmente, se as cozinheiras seguem o cardápio.
CRONOGRAMA
26/09/2014
Início do Projeto de Pesquisa, primeiros comandos e explicações.
03/10/2014
Revisão e sistematização do Projeto de Pesquisa.
10/10/2014
Revisão Bibliográfica, leitura e escolha de autores.
17/10/2014
Analise da Revisão