Capitulo 1 O Meio Ambiente Fisico
Curso: Engenharia Ambiental
Disciplina: Ecologia Básica e Educação Ambiental
Professor: Leonardo Araujo Neves
Apostila nº: 01
Turma: J2Na
CAPÍTULO 1 – A VIDA E O MEIO AMBIENTE FÍSICO
1.1 – O Meio Ambiente físico e Adaptação:
Frequentemente fala-se do vivo e não-vivo como coisas opostas, como por exemplo: biológico versus físico e químico, orgânico versus inorgânico, biótico versus abiótico, animado versus inanimado. Embora exista uma grande distinção entre os dois reinos do mundo natural, eles não existem isolados um do outro. A vida depende do mundo físico.
Seres vivos também afetam o mundo físico (principalmente a ação antropica), por exemplo: solo, atmosfera, lagos e oceanos. As formas de vida, contudo funcionam dentro dos limites impostos pelas leis da física (motores de combustão interna e organismos metabolizando carboidratos).
Os sistemas biológicos operam sob os mesmos princípios que os sistemas físicos, mas com uma importante diferença os separa. Nos sistemas físicos, as transformações de energia sempre seguem o caminho de menos resistência, minimizando as variações dos níveis de energia neste sistema. Já nos sistemas biológicos, o organismo transforma energia de uma forma em que ele permanece fora de equilíbrio (temperatura, gravidade, calor, reações químicas).
A habilidade de agir contra as forças físicas distingue o vivo do não-vivo. Porém a vida depende totalmente do mundo físico. Os organismos não somente recebem a sua energia da luz do sol, mas estes devem suportar extremos de temperatura, umidade, salinidade e outros fatores físicos que ocorrem ao seu redor.
O calor e a quase ausência de umidade dos desertos excluem a maior parte das espécies, assim como o frio congelante das regiões polares desencoraja todos, exceto os mais adaptáveis a esses ambientes. Neste capítulo serão explorados os principais atributos do ambiente físico que são mais importantes para a vida.
1.1.1 – Propriedades da Água:
A