Bauhaus
INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA
HISTÓRIA DO DESIGN
BAUHAUS E DESIGN
MODERNO
INTRODUÇÃO
Neste trabalho vou falar sobre a importância da Bauhaus no design moderno apresentando influencias e grande elementos que contribuíram para a sua evolução.
A Bauhaus foi considerada a mais influente e a mais famosa escola de arte do século
XX. Com catorze anos de história e apenas 1250 alunos, sua contribuição na história do
Design continua exercendo grande fascínio sobre as novas gerações.
Ela foi importante não só para o surgimento do design moderno, mas também para a arquitectura e para as artes sendo uma escola pioneira.
BAUHAUS
“Bauhaus, foi uma escola de artes fundada em 1919 pelo arquitecto Walter Gropius, em Wrimar, Alemanha, que uniu disciplinas como arquitectura, escultura, pintura e desenho industrial”. Ela revolucionou o design moderno ao buscar formas e linhas simplificadas, definidas pela função do objecto -um visual “clean”, que se encontra hoje, por exemplo, nos produtos da Apple. Antes de ser fechada por Adolf Hitler, em
1933, a escola teve três fases, marcadas por directores, sedes e ênfases diferentes.
Gropius ficou no comando até 1927.Hannes Meyer assumiu até 1929, com a escola já na cidade de Dessau, e cedeu o cargo a Mies van der Rohe, com a instituição realocada em Berlim.”
Walter Gropius, Bauhaus de Dessau
“A base de toda a estética da Bauhaus se encontra no princípio da funcionalidade racional dos objectos e espaços habitáveis. "A forma segue á função", isto é, a forma é resultado da funcionalidade do objecto ou do espaço, não do capricho pessoal ou da tradição histórica. Para a mentalidade racionalista da época o ornamento não tinha mais lugar na funcionalidade do objecto, como o havia proposto Adolf Loos em 1908 no livro "Ornamento e Crime" onde defende a "honestidade da forma". Despir as formas de ornamento foi traduzido na palavra de ordem de arquitectos e