Basquetebol
Em Dezembro de 1891, o professor de educação física canadense James Naismith, do Springfield College (então denominada Associação Cristã de Moços), em Massachusetts, Estados Unidos, recebeu uma tarefa de seu director: criar um desporto que os alunos pudessem praticar em local fechado, pois o Inverno costumava ser muito rigoroso, o que impedia a prática do Basebol e do Futebol Americano.
James Naismith logo descartou um jogo que utilizasse os pés ou com muito contacto físico, pois poderiam se tornar muito violentos devido às características de um ginásio, local fechado e com piso de madeira.
Logo escreveu as 13 regras básicas do jogo e pendurou um cesto de pêssegos a uma altura que julgou adequada: 10 pés, equivalente a 3,05 metros, altura que se mantém até hoje; já a quadra possuía, aproximadamente, metade do tamanho da actual.
Básico
No basquetebol, o objectivo é marcar o máximo número de pontos possível e impedir os adversários de marcar pontos.Os pontos são marcados quando a bola pelo aro da tabela e cai, até ao fim da corda, pois se a bola não ultrapassar as cordas o ponto não é contado.
Cada jogo está dividido em 4 partes de 10 minutos, entre eles há intervalos de 2 minutos e após 20 minutos de jogo dá-se o intervalo, que dura 15 minutos. Cada equipa tem 5 jogadores em campo e outros tantos no banco. O jogo é arbitrado por 3 árbitros, 1 principal e 2 auxiliares.
O jogo inicia-se quando um dos jogadores que vai ao bola ao ar, no cículo central. Nos outros períodos a bola é reposta em jogo na linha lateral. A bola ao ar é feita pelo árbitro, no centro do campo, onde apenas podem permanecer 2 jogadores, um de cada equipa, que tentarão alcançar a bola lançada verticalmente pelo árbitro.
Num jogo cada equipa tem direito a 3 descontos de tempo de um minuto, um durante um dos três primeiros períodos e dois durante o quarto período.
No basquetebol, os jogadores atacantes devem encontrar-se sempre na posição de tripla ameaça, ou seja, uma posição