basquete passe e recepçao
PASSE E RECEPÇÃO
“Dentre todos os elementos técnicos do Basquetebol, o passe é aquele que traduz de forma mais objetiva a comunicação entre dois jogadores da mesma equipe, correspondendo igualmente a manifestação extrema do coletivismo do jogo”
O passe é a ferramenta que torna o jogo de basquetebol, um desporto coletivo. Isto é, se não fosse pelo passe, os jogadores não teriam forma de partilhar a bola. Podemos então ponderar a respeito da sua importância no jogo e a necessidade de o treinar tanto, ou mais que os outros elementos técnicos do jogo, como por exemplo o drible e o arremesso.
O passe e a recepção e são gestos básicos do basquetebol. O passe é a maneira mais rápida de se deslocar a bola ao longo do campo, daí a sua grande importância. A recepção deve ser segura, dominando bem a bola, com uma ou as duas mãos.
O passe tem como objetivo a colocação da bola num companheiro que se encontre em melhor posição, para a criação de situações de finalização ou para a progressão no terreno de jogo. Naturalmente, existe um enorme leque de passes possíveis, dependendo estes muitas vezes da criatividade dos jogadores: passe de peito, picado, por cima da cabeça, de ombro, de gancho, por trás das costas, passes especiais.
Vamos a alguns deles:
Passe de Peito
Como o nome indica, trazendo a bola junto ao peito, com o peso do corpo na perna coordenando movimento de braços com pulsos, a bola à frente do corpo, lança-la com as mãos na direção do movimento. Neste movimento os polegares é que darão a força ao passe e as palmas das mãos deverão apontar para fora no final do gesto técnico. Este tipo de passe é frequentemente utilizado para distancias curtas ou médias.
Determinantes Técnicos para o Passe de Peito:
Colocar os cotovelos junto ao corpo;
Avançar um dos apoios (pés);
Executar um movimento de repulsão com os braços;
Executar rotação dos pulsos;
Após passe, ficar com as palmas das mãos viradas para fora e