basilicata
Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia
GASTRONOMIA ITALIANA 4º Período
Prof. Fernando Sabino
BASILICATA
Capital
Potenza
Área
9.992 km²
Províncias
Matera, Potenza A Basilicata (figura 01), uma região montanhosa no sul da Itália, é uma terra de silêncio e solidão. Raros são os visitantes que se aventuram na região, banhada pelo sol, inacessível, situada quase na sola da bota italiana. Mais raros ainda são aqueles que a procuram pela sua cozinha.
Figura 01 – Basilicata.
O Monte Vulture, um vulção inativo, e os lagos gêmeos de Monticchio, localizados dentro da cratera vulcânica, são espetaculares e constituem a área mais fértil e populosa da região. O maciço de Pollino e o parque nacional que leva o mesmo nome separam a Basilicata da Calabria. Uma vasta planície de aluvião, chamada de Piana di Metaponto, estende dos Apeninos até a costa jônica. Na costa oposta, no Mar Tirreno, encontra-se o Golfo di Policastro, onde se localiza a bela cidade de Maratea, considerada um grande resort à beira-mar. Uma das províncias da Basilicata, Matera, é famosa por seus assentamentos pré-históricos, os sassi, encravados nas laterais das montanhas.
Já na Antiguidade, quando a região ainda se chamava Lucania, autores romanos como Cícero, Marcial e Horácio gabavam das especialidades locais de salsicharia e o gourmet Apicius foi o primeiro a descrever a lucanica, uma apetitosa linguiça de porco que os escravos lucânicos traziam até à mesa dos seus amos romanos. Ainda hoje, a carne de porco desempenha um papel bem importante na cozinha da Basilicata. Quase todas as famílias engordam seu porco e a matança inicia-se com uma grande festa. Quando não é transformada nos maravilhosos embutidos tradicionais, como a lucanica, a pezzenta e a cotechinata, a carne é grelhada no espeto, um modo de preparo também utilizado para as carnes de carneiro e de cordeiro.
A massa é um outro