Resumo sobre Mezzogiorno
A Itália se divide em 5 regiões, sendo elas noroestina, nordestina, central, meridional e insular. O noroeste e nordeste, podem ser consideradas uma só região, chamada de norte, que corresponde a parte mais rica e desenvolvida do país. Esse desenvolvimento começou desde a promoção de industrialização incentiva na época do facismo, pois antes da ascensão do mesmo, o país era considerado agrário.
Imagem 1 – Região norte.
Atualmente, a região noroeste, mais especificamente Milão, Gênova e
Turim, formam o área com maior percentual de fabricação de produtos industrializados. Enquanto a região central, meridional e insular, é considerada sul, correspondendo à região do mezzogiorno, área mais pobre, com uma economia voltada para a agricultura e pecuária.
Imagem 2 – Região sul.
Cassa per il Mezzogiorno
A região do mezzogiorno abrange o território do antigo Reino das Duas
Sicílias (regiões de Abruzzo, Molise, Puglia,Campânia, Basilicata, Calábria,
Sicília), mais uma parte do Lázio (zona de Gaeta). Normalmente, a Sardenha também é considerada meridional, quando analisada as características econômicas e geográficas, embora em relação às questões culturais e linguísticas, tenha sua particularidade. O termo mezzogiorno (traduzindo: meiodia) é mais utilizado quando se trata de fins sociais, econômicos e políticos.
Para lidar com a problemática do subdesenvolvimento na região sul da
Itália, o Estado interviu criando em 1950, a Cassa per il Mezzogiorno, que
basicamente era uma organização estatal com o objetivo de reduzir as disparidades entre a região norte e sul. Essa região, na década de 50, ainda dependia de uma economia primária, com a produção de frutas, vegetais, óleo de oliva, trigo e vinho. Hoje, embora a maioria das grandes fazendas estejam localizadas na região sul da Itália, a mão-de-obra ainda é, em sua maior parte, humana. A iniciativa de criação veio de Pasquale Saraceno, que era um economista italiano. E teve como colaborados Donato Menichella,