Bases molecular
Bases molecular do Câncer Alterações das células malignas
As neoplasias são transformações celulares que fazem com que as células trabalhem de maneira desordenada, discutiremos a seguir como ocorrem essas alterações.
Base Molecular do Câncer
Alterações das células Malignas
A definição de neoplasia nada mais é que novo crescimento, isso significa que estão sendo formadas novas células. Porém as células neoplásicas são transformadas e continuam a se replicar de maneira anormal, elas são retiradas das influências que regulam seu crescimento celular normal, comportam – se como parasitas e competem com células e tecidos normais por necessidades metabólicas.
A sua base molecular é caracterizada por dois estágios;
-Lesão genética não letal, essa lesão tem como principal característica a ação de agentes ambientais, como substâncias químicas, radiações, vírus ou fatores genéticos.
-Classes de agentes reguladores, essa fase se divide em duas que são os PROTO – ONCOGENESE e ANTIONCOGENESE.
_ PROTO – ONCOGENESE: são promotores do crescimento seus alelos são considerados, pois, transformam a célula apesar da presença de seu equivalente normal. A proto – oncogenese significa um crescimento celular anormal mesmo na presença de um fator anti tumoral que é a antioncogenese.
_ ANTIONCOGENESE: são genes supressores do câncer, inibidores de crescimento, são os principais alvos da lesão genética.
Mutações do genoma de células somáticas
Fatores ambientais Mutações hereditárias
Ativação de oncogeneses Inativação de genes supressores
Promotores de crescimento do câncer
Expressão dos produtos genéticos alterados e perda de produtos