A base molecular da vida
Uma característica marcante da natureza é sem dúvida a sua excepcional diversidade, resultante da adaptação dos seres vivos a diferentes condições ambientais. É por isso que os animais e vegetação de uma floresta são completamente diferentes dos animais e da vegetação do deserto.
Todo organismo vivo é extremamente complexo e organizado. Cada parte de um organismo vivo tem um propósito ou função específica, seja esta parte uma estrutura complexa como um órgão ou aparelho, estruturas sub-moleculares ou mesmo moléculas individuais.
Uma das evidências da evolução biológica e da ancestralidade comum dos seres vivos é que todas as formas de vida possuem composição química semelhante.
Na composição química das células dos seres vivos, estudamos dois grandes grupos de substâncias: as substâncias inorgânicas e as substâncias orgânicas que são nossos constituintes da vida.
SUBSTÂNCIAS CONSTITUINTES DA VIDA
SUBSTÂNCIAS INORGÂNICAS
1. ÁGUA
PROPRIEDADES DA ÁGUA:
Tensão superficial;
Capilaridade;
Alto calor específico;
Solvente universal;
FUNÇÕES:
Solvente da maioria dos solutos, o que permite a ocorrência das reações químicas (chamada solvente universal).
As reações catalisadas por enzimas só ocorrem na água. Em algumas reações, a água participa também como substrato (reações de hidrólise).
As substâncias se distribuem pelo interior da célula graças ao contínuo fluxo de água no seu interior (ciclose).
Os sistemas de transporte dos animais (sistema circulatório) e dos vegetais (vasos condutores) usam a água como meio de distribuição de substâncias.
Devido ao seu elevado calor específico, a abundante presença de água nos seres vivos impede grandes variações de temperatura.
Age como lubrificante nas articulações, nos olhos e, misturada aos alimentos, como saliva, facilita a deglutição.
A ÁGUA DE VARIA ACORDO:
a) idade: quanto mais jovem, mais água.
b) metabolismo: quanto maior o metabolismo, mais água.
c) espécie: