Bases da cultura ocidental
Polo: Piraí
Matricula: 14113120232
Respostas:
1 - Anacronismo consiste em atribuir a uma época ou a um personagem ideias e sentimentos que são de outra época, ou em representar nas obras de arte, costumes e objetos de uma época a que não pertencem.
O anacronismo pode gerar uma imagem negativa de culturas passadas e impedir-nos de conhecê-las corretamente. Portanto, deve se ter um cuidado com o anacronismo, pois ele pode interferir e prejudicar o estudo da nossa história. Devemos colocar os valores do nosso tempo como um ponto de referência pelo qual poderíamos entender melhor o passado, tomando um certo cuidado na hora de analisar fatos de qualquer outra época, levando em conta que há diversas culturas e costumes, cada uma em seu lugar e tempo.
2 -Define-se como epíteto a imagem em que consiste em qualificar um nome através de uma característica que já lhe é inerente. O epíteto está presente na linguagem coloquial e é evitado na escrita. Portanto é uma característica da oralidade, sendo assim, um traço da composição oral dos poemas homéricos.
3 - O herói tem uma ascendência divina, ele é ascendente de um mortal ou de um(a) Deus(a). O herói é sempre mortal, um ser humano com alguma habilidade excepcional, porém ele é sempre de um passado distante, não há, para o homem grego, nenhum herói vivo. O que o distingue do homem comum é o que os gregos chamam de areté, cujo significado geral é excelência. O areté o faz superior aos demais. Eles podem ser melhores no combate ou nas discussões da assembleia, porém um herói é sempre superior em alguma habilidade específica.
4 - Pharmakon é um termo grego que significa tanto remédio, quanto veneno. Assim a escrita pode representar um benefício, ou algo extremamente nocivo ao homem. Porém, para Platão a escrita era algo negativo, pois, provocaria o esquecimento de quanto se aprende, enfraquecendo a memória, pois não haveria o esforço próprio para obter as recordações. Segundo