Bases da Cultura Ocidental
Polo : Paracambi
Matricula : 14113120177
1. O anacronismo consiste em ver os costumes de determinada época com a visão de outra época, ou seja, geralmente analiza-se os costumes de determinada época de forma equivocada, pois geralmente o que designa-se inaceitável para determinada época era usual em outra época, muitas vezes devido aos costumes e o grau de conhecimento e avanço cientifico daquela época. Sabemos, por exemplo, que os astecas realizavam sacrifícios humanos. Achamos essa pratica inaceitável, pois nos consideramos uma sociedade "civilizada", e olhando os astecas com o ponto de vista da nossa época, poderíamos achar que eram "atrasados", seres "pré-históricos" ou algo do tipo. Mas ao fazermos isso, estamos os julgando de maneira preconceituosa e errada. Pois nao sabemos os reais motvos que os levaram a ter esses costumes, e de ponto de vista deles, eles poderiam ser mais "adiantados" do que civilizações que viveram antes deles, e assim por diante.
2. Defina o epíteto e explique por que ele é um traço da composição oral dos poemas homéricos. Epíteto é uma palavra ou expressão que se associa a um pronome para designá-lo, pode ser elogiosa ou injuriosa. Exemplo: “O Fenômeno driblou o goleiro e fez o gol”, “Fenômeno” referindo-se ao jogador Ronaldo.
3. O herói é um dos elementos centrais da épica antiga. Quais são as principais características do herói? O herói grego difere muito do nosso conceito que temos sobre os heróis. Hoje, nossos heróis são individuos que arriscam sua pele em prol de outros, seu país, da justiça e etc. Mas o conceito grego de herói era muito mais amplo, vasto e complexo. O herói grego era objeto de culto religioso. O herói grego é um ser humano, um mortal, portanto, com alguma habilidade excepcional e normalmente com uma ascendência divina (semi-deus). E o herói, seja ele lendário ou real, representa uma coletividade.
. 4.Por que Platão aplica à