Caracterização Estágio no CRAS
SERVIÇO SOCIAL
CARLA VIVIANE PROENÇA THOMAZETTO
CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL
CRAS – CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Itapetininga SP
2014
CARLA VIVIANE PROENÇA THOMAZETTO
CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL
CRAS – CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Itapetininga / SP
2014
1 – CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA.
1.1 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO.
A Constituição Federal de 1988 traz uma nova visão à Assistência Social onde inclui a seguridade social e regulamenta a LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social, trazendo como política social pública. A implantação da seguridade aponta, também, para o caráter de política de Proteção Social articulando com demais políticas para garantia de direitos e de condições dignas de vida. Diante desta nova concepção a Assistência Social configura-se como possibilidade de reconhecimento público e de acesso a demandas e usuários.
Desta forma a política de Assistência Social torna-se um espaço para a defesa e atenção dos interesses e necessidades sociais, participação das famílias e seus membros, e demandas existentes. Tornando um instrumento fundamental para o enfrentamento da discriminação e da subalternidade.
Passa a configurar-se à Assistência Social realizações de ações de prevenção, proteção, promoção e inserção, construindo uma rede de proteção social básica e especial.
Nesse novo modelo de gestão descentralizado e inclusivo que se implanta o SUAS – Sistema Único de Assistência Social, uma nova lógica de organização das ações sócioassistencial, ofertadas mediante um conjunto de serviços, programas, projetos e benefício, tendo como foco prioritário a atenção às famílias e território. Promover atenção às situações de vulnerabilidade social e prevenir situação de potencial de risco pessoal e social.
Desta forma o município de Itapetininga se integra ao