Bases Biologicas
Psicopatologia é um campo da medicina biológica que estuda os fenómenos patológicos ou distúrbios mentais e outros fenômenos anormais, sendo dependentes de influências sociais, genéticas e ambientais podendo ser desenvolvida em diferentes modelos e em diferentes dimensões. Inicialmente os estudos eram específicos para entender os transtornos mentais da infância com o tempo os estudos passaram a mostrar que existe uma continuidade dos transtornos na adolescência a idade adulta. Existindo assim este estudo para entender a relação genética com o desenvolvimento desses transtornos existentes.
O estudo dessa área consiste em diferentes abordagens e por isso muitas vezes ocorrem divergências referentes ao conceito e a causa dos transtornos mentais convergem entre vários conceitos, como inter-relações dimensionais, complexas, entre fatores biológicos, genéticos, psicológicos também entre fatores ambientais e sociais. Os conceitos que conduzem as abordagens no decorrer do desenvolvimento, se resumem em mecanismos casuais, conforme a idade o momento do indivíduo, contesto familiar e social.
Os fatores ambientais citados primeiramente não podem alterar a sequência gênica, mas entende-se atualmente que podem alterar, ao longo do desenvolvimento, a forma como os genes são expressos, alterando o seu funcionamento e contribuindo para o desenvolvimento de transtornos, estes elementos de riscos ambientais atuam através de múltiplos mecanismos e níveis e usualmente estão relacionados a uma cadeia de risco. Temos como exemplo a depressão que pode ser causada por fatores ambientais como maus tratos ou abusos sofridos na infância podem vim posteriormente a causar este dano, estudos realizados mostram que estes abusos causam uma alteração do eixo hipotalo-hipófise-adrenal, com estudos aprofundados sobre o assunto citado pode- se dizer que a cada dia se revela outros transtornos mentais que vem de origem