Bases biologicas
JÉSSICA MOREIRA
CARIÓTIPO O exame chamado cariótipo visa analisar a quantidade e a estrutura dos cromossomos em uma célula. Nossas células são normalmente formadas por 23 pares de cromossomos (portanto 46 cromossomos).
Londrina
2013
CARIÓTIPO:
Conjunto de cromossomos contantes em uma célula.
Estudo sobre cariótipo apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito para a obtenção de conhecimentos acerca da Genética Humana.
Orientadora: Prof. Flávia
Londrina
2013
SUMÁRIO
I- INTRODUÇÃO...........................................................................................................03 1.1 OBJETIVO 03 1.2 JUSTIFICATIVA 03
II –TECNICA UTILIZADAS PARA ANALISE DE UM CARIÓTIPO 04 2.1 MONTAGEM DE CARIOGRAMA 04
III – DOENÇA GENETICA 08 3.1 SÍNDROME DE DOWN....................................................................08 IV – CONCLUSÃO 10
V - BIBLIOGRAFIA 11
I – INTRODUÇÃO
1.1 Objetivo
O presente trabalho aborda o cariótipo (derivada da palavra Grega: karyon = para nó e typos = para forma), representa o conjunto diploide (2N) de cromossomos das células somáticas de um organismo. Um cariótipo pode ser representado por meio de imagem dos cromossomos (cariograma) ou pela ordenação de acordo com o tamanho dos cromossomos em esquema fotográfico (idiograma).Através da montagem de um cariótipo é possível determinar a normalidade ou anormalidade (síndromes cromossômicas), ocasionadas por alterações mutagênicas, polissomias ou monossomias. Na espécie humana, as células somáticas possuem 46 cromossomos (2N = 46), agrupados em 23 pares, sendo: 22 pares autossômicos e 01 par alossômico sexual, diferenciando o gênero de um organismo em masculino e feminino.
1.2 Justificativa
Pelo fato de que nós alunos de Psicologia , precisamos aprender sobre a genética humana para que possamos analisar e dar um diagnostico correto para nossos pacientes futuros .
II