bases biologicas
Profa: Niviane Fraga
Curso Medicina Veterinária
1 A fibronectina é um componente da matriz que se liga às integrinas na superfície celular, na sua seqüência RGD. A integrina tem um domínio citoplasmático ligado ao centro de nucleação da actina. Esta interação actina –integrina-fibronectina , faz com que a célula influencie no arranjo espacial dos componentes moleculares da matriz. O que ocorreria com esta interrelação num paciente com DAL.
2 Um paciente foi diagnosticado com alterações no colágeno da pele. Ao expor o caso em sala um estudante de medicina veterinária justificou o problema como deficiência de vitamina C. Um colega, discordou, alegando que o quadro caracterizava a Síndrome de Ehles-Danlos.
Pergunta-se:
a Você concordaria com primeiro diagnóstico (deficiência de vitamina C) ou apoiaria a teoria da Síndrome de Ehles-Danlos? Justifique a sua resposta:
3 Durante o processo de fertilização, espermatozóides penetram a camada de células foliculares da corona radiata e ligam-se à zona pelúcida. Nesta ligação, eles liberam proteases e hialuronidase de seu acrossomo, facilitando deslocamento até o ovócito. Pergunta-se: a)Qual a relação entre a quebra do ácido hialurônico, o estado de fluidez da MEC e a facilidade de deslocamento?
4) De que forma integrinas e selectinas (moléculas de adesão heterofílica célula-célula) contribuem para a migração de leucócitos até o local de combate aos patógenos na matriz?
4 Bactérias patogênicas se tornam bem sucedidas em causar infecção quando produzem hialuronidase e colagenase. Pergunta-se: a Considerando os substratos que são alvos da ação enzimática, de que forma a produção dessas enzimas potencializa a infecção?
5 Qual a função dos proteoglicanos? E cite dois exemplos de proteogliconas com seus respectivos tipos celulares;
6 Qual a finalidade do uso da desintegrina na célula tumoral? Como age essa proteína no tecido?
7 O que é Dal?
8 em feridas de maior severidade,