Base para um tcc
COMO ORGANIZAR UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
A ESTRUTURA DE UMA MONOGRAFIA
A estrutura de uma monografia apresenta as seguintes partes:
a) elementos pré-textuais;
b) elementos textuais;
c) elementos pós-textuais. Elementos pré-textuais
São chamados pré-textuais todos os elementos que contém informações e ajudam na identificação e na utilização da monografia.
São considerados elementos pré-textuais de uma monografia:
1) Capa (obrigatório);
2) Contra-capa (obrigatório);
3) Folha de Aprovação (obrigatória);
4) Ficha Catalográfica (obrigatória);
5) Dedicatória (opcional);
6) Agradecimentos (opcional);
7) Epígrafe (opcional);
8) Resumo em Língua Vernácula (obrigatório);
9) Resumo em Língua Estrangeira (obrigatório);
10) Sumário (obrigatório). Elementos textuais
Parte do trabalho em que é exposto o conteúdo da monografia. Sua organização é determinada pela natureza do trabalho. São considerados fundamentais os seguintes elementos:
1) Introdução: é a apresentação sucinta e objetiva do trabalho. Fornece informações sobre sua natureza, sua importância e sobre sua elaboração. Na introdução devem ser mencionados o objetivo, os métodos utilizados e os procedimentos seguidos.
2) Desenvolvimento: parte principal do texto. Deve-se, neste momento, descrever com detalhes como a projeto/pesquisa foi desenvolvido.
3) Conclusão: é a síntese dos resultados do trabalho e tem por finalidade recapitular sinteticamente os resultados da pesquisa elaborada. Elementos pós-textuais
São os elementos que tem relação com o texto, mas que, para torná-lo menos denso e não prejudicá-lo, costumam vir apresentados após a parte textual.
Dentre os elementos pós-textuais temos os obrigatórios, como as referências, e os opcionais, como os glossários, os anexos e os índices.
ALGUNS INFORMAÇÕES SOBRE COMO ESCREVER AS