Base de Word para TCC
1. 1
Defina o contexto do ensaio. O contexto é basicamente o ponto de vista do trabalho. Centralmente, a questão a se fazer é: O que estão pedindo para eu escrever? O contexto pode incluir múltiplos parâmetros, incluindo:
Tópico. Algumas vezes, você terá de trabalhar em cima de um assunto pedido pelo professor. Caso o tema seja livre, prefira um assunto pelo qual você nutre paixão e pelo qual realmente queira discutir para aprimorar-se.
Formato. A extensão do ensaio, a diagramação das páginas e a apresentação importam. Siga religiosamente as regras dadas pelo professor para não perder pontos.
Público. Com quem você está tentando se comunicar? Quem você quer persuadir: seu professor, seus colegas ou uma banca julgadora? Modifique seu estilo de acordo com o público.
Anúncio
2
Faça pesquisas para conseguir evidências em prol de seus argumentos.
Pesquise online, vá para a biblioteca ou pesquise o sistema acadêmico. Não hesite em pedir ajuda para um bom bibliotecário. O objetivo deles é exatamente ajudar.
Conheça quais fontes seu professor irá aceitar.
Seu professor quer certo número de referências primárias e secundárias?
É possível usar a Wikipédia? A Wikipédia é, normalmente, um bom ponto inicial para aprender sobre um assunto. Porém, muitos professores não permitirão que você a cite por desejarem fontes mais fidedignas.
Faça anotações detalhadas e mantenha registradas as fontes de suas citações. Escreva suas referências no formato apropriado para não ter de voltar e procurá-las novamente.
Jamais ignore fatos e afirmações que pareçam discordar de sua ideia/tese original. Um bom ensaísta a) inclui a evidência contrária e mostra o porquê de ela não ser válida ou b) altera o próprio ponto de vista de acordo com a evidência.
3
Analise alguns bons ensaios. Em sua pesquisa, você provavelmente se deparará com alguns argumentos muitíssimo bem-escritos (e outros nem tanto assim) sobre seu