trabalho de filosofia
Cada época, cada cultura, tem o seu padrão de beleza próprio. Já houve até quem dissesse que "gordura é formosura". Da mesma forma, as manifestações artísticas têm sido bastante diversas e, por vezes, até desconcertantes no curso da história. Essa diversidade se deve a vários fatores, que vão do político, social e econômico até os objetivos artísticos que cada época ou cultura tem se colocado.
Ao longo dos séculos, surgiram várias correntes estéticas que vieram a determinar não só as relações entre arte e realidade, porém, mais importante ainda, o estatuto e a função da obra de arte. Discutiremos aqui algumas dessas correntes mais importantes que marcaram a produção artística, sendo, por isso, fundamentais para a compreensão da história da arte.
Conceito de naturalismo
O naturalismo é um sistema filosófico que destaca a natureza como sendo o primeiro princípio da realidade. A corrente naturalista sustenta que a natureza é formada pela totalidade das realidades físicas existentes e, por conseguinte, é o princípio único e absoluto do real.
Para o naturalismo filosófico, todo o real é natural e vice-versa. Não existe outra realidade que não a natureza. O naturalismo também nega a dualidade natureza-espírito, já que considera este como uma forma especial da primeira e redutível a ela.
Características do Naturalismo
- O mundo pode ser explicado através das forças da natureza;
- O ser humano está condicionado às suas características biológicas (hereditariedade) e ao meio social em que vive;
- Forte influência do evolucionismo de Charles Darwin;
- A realidade é mostrada através de uma forma científica (influência do positivismo);
- Nas artes plásticas, por exemplo, os pintores enfatizam cenas do mundo real em suas obras. Pintavam aquilo que observavam;
- Na literatura, ocorre muito o uso de descrições de ambientes e de pessoas;
- Ainda na literatura, a linguagem é coloquial;
- Os