Base para TCC- VoIP
Voz sobre IP, também chamada de VoIP (Voice over Internet Protocol), telefonia IP, telefonia Internet, telefonia em banda larga ou voz sobre banda larga é o roteamento de conversação humana usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet, tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados.
Empresas que fornecem o serviço de VoIP são geralmente chamadas provedoras, e os protocolos usados para transportar os sinais de voz em uma rede IP são geralmente chamados protocolos VoIP. Existe uma redução de custo devido ao uso de uma única rede para carregar dados e voz, especialmente quando os utilizadores já possuem uma rede com capacidade subutilizada, que pode transportar dados VoIP sem custo adicional. Chamadas de VoIP para VoIP no geral são gratuitas, enquanto chamadas VoIP para redes públicas (PSTN) podem ter custo para o utilizador VoIP.
Considera-se a telefonia IP a agregação do VoIP com outros serviços agregados para a telefonia.
2.1 Fundamentação teórica
2.1.1 Telefonia convencional
A telefonia convencional teve início com o inventor Graham Bell, até que 18 anos depois, foi fundada a ITU (União Internacional de Telecomunicação), para controlar as frequências e suporte a países em desenvolvimento. Logo depois, em 1876, Alexandre Graham Bell e seu auxiliar elétrico obtiveram o registro da patente do seu invento.
No Brasil, só foi instalado a primeira linha telefônica em 1877, depois de uma visita do imperador do Brasil, D. Pedro II à Exposição do Centenário da Independência dos Estados Unidos. Essa linha teve o destino de interligar o Palácio da, Quinta da Boa, sendo que só foi liberado o projeto para que fosse instalado em cidades brasileiras em 1879. Ao partir para o lado político, Getúlio Vargas assina o Decreto nº. 20.047, único instrumento legal, ao lado do Decreto nº. 21.111, de 1 de março de 1931, que o regulamentou até a criação do Código