tcc base
Extintores são recipientes metálicos que contêm em seu interior agente extintor para o combate imediato e rápido a princípios de incêndio. Podem ser portáteis ou sobre rodas, conforme o tamanho e a operação. Os extintores portáteis também são conhecidos simplesmente por extintores e os extintores sobre rodas, por carretas. Classificam-se conforme a classe de incêndio a que se destinam: “A”, “B”, “C” e “D”. Para cada classe de incêndio há um ou mais extintores adequados. Todo o extintor possui, em seu corpo, rótulo de identificação facilmente localizável. O rótulo traz informações sobre as classes de incêndio para as quais o extintor é indicado e instruções de uso.
O êxito no emprego dos extintores dependerá de: fabricação de acordo com as normas técnicas (ABNT); distribuição apropriada dos aparelhos; inspeção periódica da área a proteger; manutenção adequada e eficiente; pessoal habilitado no manuseio correto.
Os extintores devem conter uma carga mínima de agente extintor em seu interior, chamada de capacidade extintora e que é especificada em norma. Capacidade extintora é a medida do poder de extinção de fogo de um extintor, obtida em ensaio prático normalizado.
2 OBJETIVO
2.1 OBJETIVO GERAL
Identificar os agentes extintores mais comuns para as diferentes classes de incêndio.
Identificar os diversos tipos de extintores.
Demonstrar conhecimento sobre a operação dos extintores.
Identificar os extintores apropriados às respectivas classes de incêndio.
Conhecer os extintores obsoletos, mas ainda em uso.
Conhecer princípios básicos de inspeção e manutenção.
2.2 OBJETIVO ESPECIFICO
2. AGENTES EXTINTORES
2.1.Água
É o agente extintor mais abundante na natureza. Age principalmente por resfriamento ,devido a sua propriedade de absorver grande quantidade de calor. Atua também por abafamento (dependendo da forma como é aplicada, neblina, jato contínuo, etc.). A água é o agente extintor mais empregado, em virtude do seu baixo custo e da