Barriga de Aluguel
A mãe portadora é aquela que apenas empresta seu útero,geralmente uma mulher fértil no útero da qual reimplanta um ou vários embriões obtidos por fecundação in vitro, a partir dos óvulos e espermatozóides do casal. Já mãe de substituição é aquela que além de emprestar o útero, dá igualmente os seus óvulos. Trata-se de uma mulher fértil que será inseminada com o espera do marido que não pode conceber (ALDROVAND;FRANÇA, 2002, p.14)
Também ocorre casos de inseminação artificial no qual pode ocorrer duas situações: Inseminação Assistida ou a Fecundação Assistida.
A Inseminação assistida baseia no auxilio do processo natural da reprodução humana, essa técnica e usada quando ocorre a impotência masculina, incompatibilidade sexual ou problemas com o esperma.
Já a Fecundação Assistida é uma técnica usada para unir os gametas femininos e masculinos fora do corpo, formando um embrião que será introduzido ao útero da mulher.
A duas técnicas podem ser homóloga quando o sêmen e o ovulo são fornecidos pelo próprio casal, e heteróloga quando o material genético for de um doador, podendo ser mais de um doador.(LEITE;SÃO PAULO,1995, p.27).
Apesar de ser um assunto de conhecimento publico e antigo, é um procedimento que ainda gera muita repercussão, tanto na cultura popular quanto no dia –a –dia, é um tema de muitas dúvidas, especialmente no que diz respeito ao aspecto legal.
Para os casais heterosexuais e homossexuais que desejam ter filhos, além da adoção,e uma opção. O procedimento ganhou detaque no Brasil