Barras Simples e Retas
Tirante: é uma peça estrutural composta por um ou mais elementos, que tem por função resistir a esforços, forças ou tensões, de tração.
São tirantes, por exemplo: Os cabo de aço das pontes pontes penseis e A cantoneira que une os dois blocos das travessas ou dormentes bi-bloco utilizadas nas vias-férreas.
Mãos Francesas: Elemento estrutural inclinado que liga um componente em balanço à parede, diminuindo o vão livre no pavimento inferior. É como uma cantoneira, elemento usado para o apoio de prateleiras e outras coisas mais. O nome surgiu na França quando lá foi desenvolvida um tipo de cantoneira que tinha o formato de uma mão espalmada para apoiar principalmente vasos de plantas.
As mãos francesas podem ser feitas dos seguintes materiais:
Madeira - Pode ser utilizada sarrafos ou tábua.
Metal - Utilizam-se cantoneiras metálicas, escoras tubulares e aprumadores metálicos.
Outros – Para a contenção horizontal de vigas e pilares podem ser utilizados cordas ou cabos de aço associados e esticadores ou ganchos metálicos.
Viga:
Uma viga é um elemento estrutural das edificações.
A viga é geralmente usada no sistema laje-viga-pilar para transferir os esforços verticais recebidos da laje para o pilar ou para transmitir uma carga concentrada, caso sirva de apoio a um pilar. A viga transfere o peso das lajes e dos demais elementos (paredes, portas, etc.) às colunas.
A parte da engenharia civil que se dedica ao estudo das tensões recebidas pela estrutura e ao seu dimensionamento é a engenharia estrutural. Elemento estrutural de madeira ou concreto armado responsável pela sustentação de lajes. A viga transfere o peso das lajes e dos demais elementos (paredes, portas etc.) para as colunas.
Pilar: é um elemento estrutural vertical usado normalmente para receber os esforços verticais de uma edificação e transferi-los para outros elementos, como as fundações. Costuma estar associada ao sistema laje-viga-pilar.
A palavra pode ser usada