Matematica Aplicada
Diferentes definições de Negociação.
Miranda (2000:18) Afirma que há dois tipos de negociação: “As que nunca mais se repetem e as que a ponto para um relacionamento duradouro. No primeiro pode prevalecer a competição; no segundo, porém, a cooperação é igualmente importante”.
Wanderley (1998:21) Negociação é o processo de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existem interesses comuns, isto é, conflitos de interesses, ideias e posições.
Junqueira (1995: 12) Negociação é o processo de busca aceitação de ideias, visando o melhor resultado possível, apresentando toda sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais.
Marcio Miranda (2000) Para o autor “na negociação não existem regras” e “tudo é negociável”.
Marcondes (1993) “negociar é adaptar - se ao ambiente e o negociador eficiente é aquele capaz de perceber ou de fazer uma leitura correta do que passa ao seu redor”.
Scare e Martinelli (2001) Negociação é um conceito em contínua formação, que está amplamente relacionado à satisfação de ambos os lados.
Kozicki (1998) Negociação é a arte de se alcançar um acordo, resolvendo as diferenças por meio do uso da criatividade. Envolve dois lados tentando chegar a um acordo, uma solução que, idealmente, deixar ambas as partes felizes – a clássica solução ganha-ganha. (Negociação: aplicações práticas de uma abordagem sistêmica. Autores: Dante Pinheiro Martinelli e Flávia Angeli Ghisi. Edição especial 2012. Página 17).
Classificação de Gottschalk – Define estilo de negociação como “a descrição de todas as características de comportamento de um individuo envolvido em um encontro de negociação”.( Negociação Empresarial – enfoque sistêmico e visão estratégica. Autor: Dante Pinheiro Martinelli. Edição 2002. Página 69 2.3 ).