isostatica
1.1-
INTRODUÇÃO
Isostática é a parte da Mecânica das Estruturas que estuda os sistemas determinados, isto é, aqueles cujo grau de liberdade é nulo.
Tais sistemas têm o número de vínculos estritamente necessário para mantê-los em equilíbrio e são resolvidos com a utilização das equações da Estática resultantes das condições de equilíbrio.
1.2 – CONCEITOS BÁSICOS
1.2.1 – Definições: Uma estrutura pode ser:
- de configuração fixa: Construção civil, Construção mecânica.
- de configuração variável.
Uma estrutura será de CONSTRUÇÃO CIVIL quando envolve diretamente serviços de engenharia civil tais como: pontes, “esqueletos” dos edifícios, barragens, entre outras. Elas podem ser encontradas em concreto, alvenaria, aço, madeira, alumínio, etc.
Será considerada de CONSTRUÇÃO MECÂNICA quando a estrutura sendo metálica envolve serviços de usinagem, como produção em fábricas ou usinas fixas e tiver uso ou destino dentro da engenharia mecânica, tais como: Caldeira, chassi de autos, etc.
A Estática trata do equilíbrio dos corpos em repouso ou que se move com velocidade constante, e a Dinâmica por sua vez, trata dos corpos em movimento acelerado.
1.3 – CLASSIFICAÇÃO DAS PEÇAS OU ELEMENTOS ESTRUTURAIS
1.3.1 – Elementos de 1ª categoria: são os elementos denominados de LINEARES, onde uma dimensão é dominante.
Ex: hastes ou barras (Pilares, vigas, tirantes, escoras, etc.)
1.3.2 – Elementos de 2ª categoria: são os elementos bi-espaciais ou com duas dimensões dominantes.
Ex: placas, discos, chapas, etc.
1.3.3 – Elementos de 3ª categoria: são os elementos que não tem dimensão dominante. Ex: blocos de fundação, maciços, etc.
1.3.4 – Associação de peças ou elementos estruturais
1.4 – APOIOS – VÍNCULOS
Os vínculos podem ser de apoio e de ligação ou transmissão não havendo nenhuma distinção rígida entre os dois tipos, dependendo da função que o vínculo esteja exercendo no momento em que é analisado.