Relatorio Isostatica
RELATÓRIO EQUILIBRIO DE ESTRUTURAS ISOSTÁTICAS
VITOR LOPES- ID: 307666
FELIPE PADORANI- ID: 307811
JOAO PAULO DIVINO– ID: 307980
VITOR HENRIQUE MARCATO – ID: 308182
MICHEL ROBERTO CASSERE ROSA - ID: 308064
RELATÓRIO EQUILIBRIO DE ESTRUTURAS ISOSTÁTICAS
Relatório sobre a experiência realizada no Laboratório de Física 2, no Centro Universitário de Lins – Unilins, sob orientação do Prof. Everaldo Silva de Freitas.
LINS – 2014
RESUMO
Chamamos de estrutura a um sistema formado por um conjunto de corpos interagindo entre si de alguma maneira através de barras que faz a ligação a qualquer uma de suas partes. As forças e os momentos que aparecem nas barras do sistema são denominados esforços. Os esforços podem ser internos ou externos. Esforços internos são aqueles que aparecem entre as barras que compõem a estrutura. A forma como as forças aparecem aplicadas nas barras dão origem ao que chamamos de tensão que podem ser de dois tipos: Tensão de tração e Tensão de compressão.
As forças que ocorrem entre os elementos da estrutura e um apoio que não seja outra barra da estrutura são chamadas de reações externas. Para estabelecermos quantos e quais são os tipos de tensão agentes nas barras ou nos apoios, usamos os seguintes conceitos:
1º) Num corpo agem tantas forças quantos forem os corpos que trocam ações com ele.
2º) A 3ª lei de Newton diz respeito as forças de ação e reação estabelecendo que as forças nunca agem isoladamente, mas sempre ocorrem aos pares, uma em cada corpo, com a mesma intensidade e direção e, sentidos opostos.
SUMÁRIO
1 OBJETIVOS .................................................................... pág 06
2 INTRODUÇÃO.......................................................... pág 06
3 MATERIAIS E METODOS
3.1Materiais usados......................................................pág 07
3.2 Procedimento experimental........................................... pág 07
4 RESULTADOS OBTIDOS