Tens Es De Cisalhamento Em Vigas
Faculdade de Roseira - FARO
Mecânica dos Sólidos
Tensões de Cisalhamento em Vigas
Profª: Luana Passos
Alunos
Aline Rabelo – Eng. Química
Alisson Roma – Eng. Ambiental
Carolina Ribeiro – Eng. Ambiental
Elton Pires - Eng. Ambiental
Elton Souza – Eng. Mecânica
Ewerton Almeida – Eng. Química
Fabio Hiyudi – Eng. Química
Jeferson Campos – Eng. Química
• Sumário
1. Introdução
2. O que é Tensão de cisalhamento
3. Exemplos 3.1. Vigas Hipostáticas 3.2. Vigas Isostáticas 3.3. Vigas Hiperestáticas
4. Modelo de Treliça
5. Modos de Ruína
6. Cálculos
7. Conclusão
8. Referências Bibliográficas
1. Introdução
As tensões existentes em uma viga são tensão de flexão, tensão de cisalhamento e tensão de torção. Estas tensões não atuam separadamente em uma viga, mas sim de maneira composta (as tensões de flexão e de cisalhamento atuam sempre de maneira conjunta em uma mesma viga).
Neste trabalho abordaremos a tensão de cisalhamento em vigas, onde o mesmo aparece em uma viga devido ao esforço interno aplicado - força cortante (V).
2. O que é Tensão de Cisalhamento
Tensão de cisalhamento é um tipo de tensão gerado por forças aplicadas em sentidos iguais ou opostos, em direções semelhantes, mas com intensidades diferentes no material analisado.
Um exemplo disso é a aplicação de forças paralelas, mas em sentidos opostos, ou a típica tensão que gera o corte em tesouras.
Um fluido é uma substância que se deforma continuamente quando submetida a uma tensão de corte, não importando o quão pequena possa ser essa tensão.
Uma força de corte é um componente tangencial da força que age sobre a superfície e, dividida pela área da superfície, dá origem à tensão de corte média sobre a área quando a área tende a um ponto. Obtém-se deformação na atuação de uma força tangencial a uma superfície.
3. Exemplos
A NBR 6118/2007 prescreve dois modelos de cálculo, que admitem o