trabalho de libras
POLO SIDROLÂNDIA
CURSO DE PEDAGOGIA
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Camila Caetano Xavier – RA 429981
Delaine Pereira de Barros – RA 445510
Paula Ap. Rocha Rodrigues – RA 427691
Rúbia Dias de Albuquerque – RA 427284 Thelma Piperni – RA 427283
A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA PRÁTICA DOCENTE
PROFa. Ma. Kate M. Oliveira Kumada
Sidrolândia – MS
NOVEMBRO/2013
A TEMÁTICA DA SURDEZ EM SEU ASPECTO MÉDICO, CULTURAL E SOCIAL.
Um dos bens mais importantes que temos é a audição, por onde entramos em contato com tudo que está em nossa volta. Segundo a organização Mundial de Saúde o índice de surdez é de 10% da população mundial, no Brasil a informação é de que 1,5 milhões de homens e mulheres possuam deficiência auditiva.
TEMÁTICA DA SURDEZ NO SEU ASPECTO MÉDICO.
A deficiência auditiva com a concepção clínica patológica concebe a cura através de recursos como o: tratamento precoce de aplicação sonoro individual, interversões cirúrgicas como implante coclear. Há vários fatores para as causas da perda auditivas, como geneticamente, de pai pra filho, ruídos intensos maior de 8°decibéis, infecções bacterianas e virais Meningite, Rubéola e caxumba.
É classificada a deficiência auditiva em três fatores:
•Perda auditiva leve
•Perda auditiva moderada
•Perda auditiva profunda
TEMÁTICA DA SURDEZ EM SEU ASPECTO CULTURAL.
A cultura surda tem muitas implicações no setor da educação é relevante lembrar que a cultura da sociedade é muito importante no método de aprendizado e conhecimento. É interessante ressaltar que se uma criança surda puder aprender a língua de sinais da comunidade surda na qual será inserida, será mais fácil de aprender a língua Oral Auditiva da comunidade ouvinte. Para ser multicultural deve ter a possibilidade de conhecer os dois mundos: Surdo e ouvinte.
A cultura não é apenas um complexo de padrões concretos de comportamento, costumes, usos e tradições é também uma serie de