Síntese de 2 Posições Finitamente Separadas
No presente capítulo será mostrada o passo-a-passo da síntese de duas posições finitamente separadas, que é particularmentre interessante por ser um meio simples de se projetar um mecanismo.
Como passo inicial para o processo, devemos definir quais as duas posições que desejamos que nosso mecanismo ocupe em seu movimento. No problema proposto essas posiçõs já foram pré-selecionadas, conforme visto na Figura 2.1.
Figura 2.1 - Posições de projeto para S2PFS
À seguir, são traçadas retas ligando as posições C1 e C4, D1 e D4, e então são desenhadas as mediatrizes dessas retas. Um ponto é definido na interseção das duas mediatrizes, sendo nomeado Polo 1-2 (), conforme pode ser verificado na Figura 2.2.
Figura 2.2 - Determinação do Polo
Em seguida, de modo arbitrário seleciona-se um ponto , que é o pivô movel da barra de saída. Sua escolha é feita sem limitações. À partir do ponto podemos encontrar seu ponto homólogo . Sabendo que ambos são pontos simétricos, podemos calcular distante de o mesmo que dista de e cuja reta contenedora faz o mesmo ângulo com que a de B1 forma com , conforme ilustrado na Figura 2.3.
Figura 2.3 - Determinação dos pivôs móveis da Barra de Saída. Posteriormente, devemos encontrar o pivô fixo . Para tal, criamos uma reta ligando os pontos recém criados e , além de encontrarmos a mediatriz do segmento de reta encontrado. Observamos, então, que esta mediatriz adentra à tíbia. Então, num ponto interior à sua região e sobre a mediatriz, selecionamos um ponto para . A Figura 2.4 nos explicita esse processo.
Figura 2.4 - Determinação do pivô fixo
À partir de então, introduziremos as técnicas das Retas de Filemon. Esta técnica é utilizada para encontrar o pivô móvel numa região que garanta, com um bom nível de confiabilidade, que o mecanismo não apresentará defeito de funcionamento. Para o fazer, devemos primeiramente delimitar a região vetada.