Barragens
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
BARRAGENS DE TERRA E ENROCAMENTO
CURITIBA
2013
ISABELA BRENNER GASPARIN
FRANCIELLE DALBEN RAU
KARLA KARINA ELERO
LUA AIMÊ PACCE TRENTO
LUIZA BIANCHINI WOOD
MARIA ELIZA BAGGIO
BARRAGENS DE TERRA E ENROCAMENTO
Curitiba
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO Este trabalho objetiva projetar uma barragem de terra homogênea com 65 metros de altura a ser implantada numa área indicada por uma planta topográfica fornecida pelo professor. O projeto contempla as seguintes etapas:
1. Selecionar um local adequado para o eixo da barragem e locá-lo.
2. Desenvolver um plano de investigação geotécnica para a área de empréstimo e fundação da barragem.
3. Dimensionar um sistema de drenagem interna para a barragem, considerando o uso de filtro vertical de areia e tapete drenante.
4. Determinar as inclinações dos taludes de montante e de jusante da barragem, por meio de análises de estabilidade de taludes.
1. LOCAL ADEQUADO PARA O EIXO DA BARRAGEM
Analisando a planta topográfica, idealizou-se a construção da barragem no vale indicado considerando o local mais estreito. A altura indicada em projeto é de 65,00 metros.
Considerando as dimensões especificadas foi possível avaliar a opção com menor área ocupada, representando um menor volume de terra para essa altura. O local mais indicado para a locação do eixo da barragem possui um comprimento de 467,89 m e L1 = 124,31m com a altura, contando a fundação, de70,00m.
2. PLANO DE INVESTIGAÇÃO GEOTÉCNICA PARA A ÁREA DE EMPRÉSTIMO E FUNDAÇÃO DA BARRAGEM
2.1. REPRESENTAÇÃO EM PLANTA DA BARRAGEM
2.2. REPRESENTAÇÃO DA SEÇÃO LONGITUDINAL PELO EIXO DABARRAGEM
Para o cálculo do volume aproximado admitiu-se que a seção longitudinal da barragem tem um formato trapezoidal, assim sendo, temos:
Valores