BARRAGEM
Incidente foi em unidade particular perto das 14h30 na Barragem do Vacaro.
Previsão é que água atinja o município por volta da 1h de sábado (28).
Do G1 SC
Tweet
Acidente aconteceu por volta de 14h30 na Barragem do Vacaro (Foto: Caroline Zanchet/Divulgação)
Uma barragem particular de médio porte situada no Rio Irani estourou em Ponte Serrada, no Oeste de Santa Catarina. O rompimento aconteceu por volta das 14h30 na tarde desta sexta-feira (27). O tempo chuvoso e o excesso de água provocou o rompimento da estrutura, de acordo com a Prefeitura do município. A previsão é de que a água chegue até o município por volta da 1h de sábado (28).
BR-282 está interditada em Ponte Serrada
(Foto: Caroline Zanchet/Divulgação)
Segundo o chefe de gabinete de Ponte Serrada, Mario Rodrigues, o município não foi atingido. “A Barragem do Vacaro fica depois da BR-282 que está interrompida e separa o município do local”, afirma.
O volume de água do Rio Irani deve subir devido ao escoamento de água da represa. No caminho que as águas seguem existem outros três lagos de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), de Plano Alto, Alto Irani até chegar no lago de Arvoredo.
De acordo com a Prefeitura Municipal de Arvoredo, equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estão trabalhando na retirada de aproximadamente 30 famílias que moram próximas ao Rio Irani por medida de segurança.
“Não sabemos quanta água vai chegar até a cidade, demora mais ou menos umas quatro horas para chegar aqui. Nossa prioridade é retirar as famílias e os comércios, todos serão encaminhados para abrigos”, afirma a prefeita do município Janete Bianchin. Ainda segundo a prefeita, como medida de segurança as equipes do Corpo de Bombeiros da região serão mobilizados.
Rodovias interditadas
BR-282 em Lages teve via interditada por queda de barreira e lama na pista (Foto: PRF/Divulgação)
Rodovias de Santa Catarina seguem interditadas nesta