Bantos e sudaneses
Cultura- A unidade desse grupo, contudo, aparece de maneira mais clara no âmbito linguístico, uma vez que essas centenas de subgrupos têm como língua materna uma língua da família banta.
Principais línguas bantas:
-Lingala
-Luganda
-Quicongo
-Cinianja
-Xichona
-Ndebele
-Zulu
-Suazi
-Xhosa Acreditavam que o manicongo tinha poderes sagrados e que podia influenciar nas colheitas, guerras e saúde do povo. Dividiam-se em dois subgrupos: angola-congoleses e moçambiques.
Economia-agricultores, que vivem também da pesca e da caça. No passado, os bantos viveram em aldeias que eram governadas por um chefe. O rei banto, também conhecido como manicongo, recolhia impostos em forma de objetos, mercadorias e alimentos de todas as tribos que constituíam seu reino.
Localização- africanos trazidos da região do congo e de angola eram dos territórios que hoje formam os seguintes países: Angola, parte de Camarões, Congo, Guiné e parte de Moçambique./ localizado principalmente na África subsaariana e que engloba cerca de 400 subgrupos étnicos diferentes.
Curiosidades- foram os primeiros a serem feitos cativos na África e embarcados para servir como escravos no Brasil, ainda no início da colonização. Conhecem a metalurgia desde muito tempo, fato que deu grande vantagem a este povo na conquista de povos vizinhos. Chegaram a formar um grande reino ( reino do Congo ).
OS SUDANESES-
Cultura- após intenso contato com os árabes, teve grande parte de sua população islamizada, isto é, convertida ao islamismo. Dividiam-se em três subgrupos: iorubas, gegês e fanti-ashantis.
Economia-foram escravizados, mas hoje eh a agricultura e produção do petróleo.
Localização- originários de Benin, Costa do Marfim, Gana, Mali, Nigéria, Togo.
Curiosidades- foram os últimos que aqui desembarcaram, no final do século XIX. Em sua maioria, foram levados para cidades, e não para fazendas, das regiões norte e Nordeste.