Trabalho de conclusão de curso
Documentar todas as vendas é muito importante para entender e gerenciar toda a produção. Não só por apurar com detalhes e efetivar as vendas, mas também por gerar dados preciosos sobre o desempenho do restaurante.
Todas as informações das transações ocorridas no estabelecimento são vitais para o planejamento da produção, para o acompanhamento dos índices de desempenho e verificação dos consumos.
Comanda
O papelzinho escrito pelo garçom ou emitido eletronicamente pela máquina é o documento que mostra a efetivação da venda. Além de distribuir as necessidades de produção, ele é a concretização do pedido do cliente.
A comanda passa as instruções para os setores. As bebidas para o bar, os pedidos de pratos para a cozinha, etc. E é a comanda que também deixa registrada a venda no caixa. Depois, basta efetuar a cobrança e o débito dos valores correspondentes aos produtos pedidos para cada mesa.
Este simples papel tem importância fundamental na elaboração dos dados das vendas de um período, independente do sistema utilizado (manual ou informatizado).
Mapa de vendas
O mapa de vendas contém todas as vendas do estabelecimento de um período determinado. Os sistemas de caixa, por mais simples que sejam, costumam emitir este relatório. É com ele que se verifica o desempenho de vendas individuais por produto. Com estas informações dá para planejar melhor o cardápio e aperfeiçoar o ritmo da produção, por exemplo.
É que com este instrumento você consegue dados de eventos específicos. Sabe como funcionou o estabelecimento em dias de jogos esportivos importantes ou uma feira de negócios na região do restaurante. Com o mapa de vendas em mãos, você consegue preparar a equipe para um próximo evento e acertar melhor o cardápio para aumentar as vendas.
Com ele você também consegue lidar melhor com imprevistos, como chuvas fortes e alagamentos. Dá para saber com exatidão o que vende mais ou o que não sai nesses dias caóticos. E a freqüência