A Nossa Hist Ria Foi Constru Da Com Uma Mistura De Diversas Etnias
Os negros de origem africana, quando aqui chegaram, seriam cerca de quatro milhões, que se originaram de dois grupos: os bantos e os sudaneses.Hoje a concentração maior de negros é em áreas em que a mão-de-obra escrava negra foi utilizada com maior intensidade, nas regiões nordeste e sudeste, onde se concentraram as plantações de cana-de-açúcar e os cafezais. Os negros trabalhando nos cafezais do Brasil.
Os grupos africanos trazidos para o Brasil
Os principais grupos africanos que vieram para o Brasil no período colonial foram: os Bantos e os Sudaneses.
Os Bantos eram tribos de negros que viviam no sul da África, mais exatamente, em Angola e Moçambique. Ao chegarem ao Brasil, em navios negreiros, foram levados para trabalhar como escravos, principalmente, em Pernambuco, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os Sudaneses eram tribos de negros, localizadas na Nigéria e Guiné. Ao chegarem, foram trabalhar como escravos, principalmente na Bahia.
Observe as linhas de tráfico negreiro que os Bantos e os Sudaneses percorreram.
Mapa-Múndi, localizando a trajetória do tráfico negreiro da África para as Américas, Oriente e Mediterrâneo.Esses negros que vinham da África chegavam ao litoral do Brasil, em grandes navios negreiros, chamados também de tumbeiros. É grande a influência negra na cultura brasileira. Na alimentação (feijoada, vatapá, acarajé, pé-de-moleque e outras), na religião (umbanda e candomblé), na música (ritmos musicais como o maxixe, congada), instrumentos musicais (atabaque, berimbau, ganzá, agogô e outros) e também no vocabulário (palavras como