Banco Mundial e suas organizações
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo mostrar um pouco da história do Banco Mundial e qual a interferência deste no Brasil e no mundo. Foram citadas as cinco instituições que compõe o Banco, e que mudaram a ideia do Banco Mundial inicial, que era de reerguer países afetados pela guerra. Atualmente, o Banco é mais voltado para a área social, ajudando no combate à pobreza e as desigualdades, principalmente nas regiões menos desenvolvidas. No Brasil, a aliança de longa data, apoiou o país em projetos que diminuíram a desigualdade e que alavancaram o crescimento econômico brasileiro, além de financiar o combate à poluição no país. O Banco Mundial revelou-se de grande importância para o desenvolvimento internacional.
INTRODUÇÃO
O Banco Mundial, criado em 1944 durante a Segunda Guerra Mundial em Bretton Woods,New Hampshire é uma agência especializada independente do Sistema das Nações Unidas, é a maior fonte global de assistência para o desenvolvimento e possui aproximadamente 187 países. O Banco desde sua criação tinha como objetivo a reconstrução dos países destruídos pela guerra. Hoje o banco atua como uma grupo de países que disponibiliza seus recursos financeiros para a redução da pobreza e das desigualdades. Ele possui uma diversificada, incluindo economistas e especialistas em políticas públicas e cientistas sociais.
Com o passar do tempo o Banco Mundial se tornou maior e mais complexo sendo um grupo de cinco instituições de desenvolvimento, no qual fazem parte desse grupo o BIRD (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento), IDA (Associação Internacional de Desenvolvimento), IFC (Corporação Financeira Internacional), MIGA (Agência de Garantia de Investimentos Multilaterais) e o ICSID (Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos).
Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD
Fundada em 1944, a instituição deu origem ao Banco Mundial. Tinha como objetivo principal a reconstrução