banco do brasil e banco central
MANAUS
MARÇO - 2014
THAYAMA LIMA DE OLIVEIRA
BANCO CENTRAL E BANCO DO BRASIL
Trabalho apresentado ao Professor Mario Jorge da disciplina Microeconomia da turma ADM021, turno noturno do curso de Administração.
Universidade Nilton Lins
Manaus - Março
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO p.3
2 – SUAS ORIGENS p.4
3 – MISSÃO p.5
4 – CAMPOS DE ATUAÇÃO p.6
5 – INFORMAÇÕES GERAIS p.7
6 – CONCLUSÃO p.8
6 – BIBLIOGRAFIA p9
3
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresentar a origens dos bancos e suas diferenças. Todos os dados utilizados nesta pesquisa foram extraídos, principalmente, dos próprios sites do Banco Central e Banco do Brasil e de notícias recentes que desrespeito especificamente sobre os mesmos.
4
A ORIGEM DO BANCO CENTRAL E BANCO DO BRASIL
O Banco Central teve um longo processo de maturação até a sua origem. Desde antes do início do século XX, já se tinha a consciência, no Brasil, da necessidade de se criar um “banco dos bancos” com poderes de emitir papel-moeda com exclusividade, além de exercer o papel de banqueiro do Estado.
A necessidade de se encontrar uma instituição financeira que organizasse o sistema monetário do Brasil pode ser observada desde 1694, com a criação da Casa da Moeda. Em 1808, quando o príncipe regente de Portugal, D. João, desembarcou no Brasil colônia, já se tinha a idéia de se criar um banco com funções de banco central e banco comercial. A criação do Banco do Brasil no mesmo ano buscava suprir essa necessidade.
O primeiro Banco do Brasil foi criado por Alvará de 12 de outubro de 1808, pelo