Banco central do brasil
O objetivo deste trabalho é expor o tema Banco Central do Brasil, que por sua vez tem o poder de interferir fortemente nas grandes variáveis econômicas como juros, inflação, nível de emprego e taxa de câmbio além de ser uma instituição ligada ou independente do Estado, onde se situa com objetivo de regular o mercado financeiro e a economia do país. Sua importância se dá pelo fato de suas decisões interferirem no futuro do país. Também emitem moeda e controlam a política monetária e cambial. Também cumprem a função de “Banco dos bancos”, sendo depositário dos bancos de um país (além de regularem sua atuação). O Banco Central do Brasil foi instituído em 31 de Dezembro de 1964, com o objetivo de assegurar a estabilidade da moeda e a solidez do sistema Nacional, tendo entre suas funções a responsabilidade da emissão do papel-moeda. O trabalho aborda temas importantes e suas principais funções.
BANCO CENTRAL DO BRASIL
Onde está localizado o Banco Central do Brasil? (VANESSA)
Setor Bancário Sul (SBS) Quadra 3 Bloco B - Ed. Sede
Brasília - DF
Qual a função do Banco Central do Brasil? (FLÁVIO)
Gerir a política econômica, ou seja, garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país e do sistema financeiro como um todo. Além disso tem como objetivo definir as políticas monetárias (taxa de juros e câmbio, entre outras) e aquelas que regulamentam o sistema financeiro local. O banco faz isso interferindo mais ou menos no mercado financeiro, vendendo papéis do tesouro, regulando juros e avaliando os riscos econômicos para o país.
O Banco Central do Brasil é o responsável pela emissão do papel moeda? (FREDSON)
Não. A casa da moeda é responsável pela produção do dinheiro e de outros itens com papéis especiais, passaportes com chips e selos fiscais. Sua sede fica em Brasília no setor bancário sul, plano piloto/DF. É uma empresa estatal fundada em 8 de março de 1694, pelos governantes portugueses