Psicopatologia I
Defnição de psicopatologia; conceito de normalidade em psicopatologia e principais escolas de psicopatologia
Sobre o transtornos invasivos do desenvolvimento vou deixar na pasta 2 “livretos” para vocês: 1 do portal educação e outro do José Carlos. Além disso olhem no plano de ensino as referencias dos textos disponíveis na biblioteca.
Exercícios de revisão
Caso 1 : A queixa inicial trazida pela genitora foi a ausência da linguagem verbal e consequente dificuldade na inclusão escolar do filho. A partir desta sessão foi iniciado o processo terapêutico com o mesmo.
Por meio dos primeiros contatos com o paciente, verificou-se que o mesmo não direcionava o olhar para a estagiária terapeuta, o que também é uma queixa trazida pela mãe, dizendo que André não direcionava o olhar para as pessoas e muitas vezes nem para os próprios genitores. O paciente apresentava-se em sessão com comportamentos que indicavam ansiedade e nervosismo, como arremessar objetos contra a parede e para o chão, mordia compulsivamente uma chupeta e em alguns momentos as mãos, dentre esses alguns outros comportamentos estereotipados como o “balançar” e buscava as mãos da estagiária de modo que esta proporcionasse a ele movimentos próximos ao balanço, o que o deixava tranquilo. Relato do caso: André, paciente com três anos de idade, vem sendo atendido na clínica escola desde o período do mês de agosto de 2008 até os dias atuais, o qual veio trazido até a mesma por sua genitora à procura de atendimento psicológico. O paciente foi encaminhado por um neuropediatra, que lhe deu um diagnóstico e gostaria de confirmá-lo. Inicialmente foi realizada com a genitora uma sessão de triagem (Anamnese), na qual foi possível verificar a demanda do tratamento para André. Nesta sessão foram adquiridas informações importantes sobre o histórico de vida e familiar do paciente, verificando-se que André foi fruto de uma gravidez desejada pelos pais, e que esta foi tranqüila em sua