FILOSOFOS
Para explicar melhor essa relação podemos falar um pouco sobre cada um para conseguir estabelecer a relação entre eles.
Saint Simon, foi um pensador francês, ajuda a entender a preocupação da Sociologia, foi muito peculiar, nunca teve problemas financeiros, era industrial e rico.
Dedicado a compreender a sociedade no século XIX, teoria da modernidade buscando entender as características do mundo moderno, a modernidade para ele é a sociedade industrial, tentando compreender a sociedade industrial, tem uma visão muito otimista, para ele é uma sociedade positiva, argumento que foi importante, porque superou a sociedade estamental (aristocrática ).
A medida que a sociedade industrial cresce a sociedade estamental desaparece, a urbanização vai avançando.
A sociedade industrial produz uma classe produtiva, faz a economia se movimentar, para a sociedade industrial, vc recebe por aquilo que faz.
Classe produtiva ele na diferencia a burguesia do proletariado (burguesia explora o proletariado), os dois são iguais são produtores, ele não é capaz de perceber a diferença entre burguesia e proletariado, ele não era mal intencionado. Saint Simon não enxerga como exploração, ele compara burguesia e proletariado são iguais.
August Comte foi secretário (ajudou) Saint Simon por 4 anos, contratou para auxilia-lo. Nasceu em uma cidade próxima a Paris Montpelier.
Ele tinha um gênio nada agradável, não se dava muito bem com a família (com exceção a mãe). Ele era muito inteligente, para sobreviver dava aulas de matemática na frente da Sorbonne (universidade francesa), tinha uma paixão pela filosofia até que ele recebe um convite para trabalhar com Saint Simon , um dia brigam discordam teoricamente, ele se desliga de Saint Simon e volta a dar aulas.
Ele se casa, mas ela traz problemas o traia publicamente, ele tentou se matar no rio Senna, ele se separa e se apaixona por Clotilde, ele produz uma grande obra “