Banco comunitário
Pra que serve o Banco Comunitário de Desenvolvimento?
O Banco Comunitário serve para desenvolver a economia do bairro, financiando comércio, serviços e pequenos negócios da comunidade e consumo em moeda social.
Quem é dono do Banco Comunitário de Desenvolvimento?
Toda a comunidade. Através de reunião semanais, a comunidade controla e organiza as ações do banco.
O que é moeda social?
É uma moeda equivalente ao real irá que circular somente na comunidade (R$1=MS$1). Ela não permite que os recursos (o dinheiro) saia da comunidade. Essa capacidade de gerar poupança (de deixar o dinheiro circulando na comunidade) é que gera a riqueza.
O que o Banco Comunitário traz de novidade?
Ajuda a fortalecer a solidariedade e organização da comunidade, ao mesmo tempo que dá crédito para consumo em moeda social, Crédito para produção e Correspondente bancário (pagamentos de contas)
Qual é o objetivo de um Banco Comunitário de Desenvolvimento?
Para promover o desenvolvimento de áreas de baixa renda através da criação de redes locais de produção e consumo. Ele opera com o apoio das iniciativas econômicas da economia solidária, tais como empresas sócio-produtivas, provedores de serviços, apoio para iniciativas sócio-comerciais (mercados, feiras de solidariedade), e organizações de consumidores.
Qual é a estrutura de Direção? BDC s são gerenciados dentro das estruturas das organizações comunitárias (associações, conselhos, fóruns, etc.) e outros tipos de iniciativas da sociedade civil que são reconhecidos dentro da comunidade, tais como sindicatos, ONGs, e igrejas. Sua gestão envolve uma dimensão compartilhada com componentes fortes de controle social local, com base nos mecanismos da democracia direta.
Como é feito um financiamento?
O financiamento desses bancos é feito através do acesso a recursos públicos, bem como um fundo de solidariedade para investimentos comunitários. Este fundo é formado a